ESPERANÇA OU DESENCANTO?...


Vivemos tempos muito difíceis.
A sociedade de hoje, com pequeníssimas exceções, deixou de ter futuro, visão, princípios éticos, valores.
Hoje vale o hoje. Sem amanhã.
Hoje contam apenas os sentimentos do momento, a preparação do amanhã só vai ser feita…amanhã.
Os valores hoje não interessam. Não pesam na consciência.
E se as pessoas estão sem valores, o que esperar dos Partidos políticos que são compostos de pessoas?
Nada.
E daí nasce o desinteresse, o afastamento da política.
Os mais de 50% de abstencionistas são pessoas que deixaram de acreditar no sistema, na democracia.
Os Partidos hoje não representam a vontade da população. Os partidos hoje representam a vontade dos políticos que utilizam as suas posições para a obtenção de vantagens pessoais.
Mas para revolucionar os Partidos seria preciso antes revolucionar as mentalidades das pessoas, das pessoas que fazem parte dos Partidos e das restantes que as legitimam pelo voto.
Não se antevê sucesso nos próximos tempos.
Eu lido com jovens, fruto da minha atividade profissional.
A esmagadora maioria dos jovens com quem lido estão completamente desprovidos de ambição, não têm valores, não têm vontade de pensar o amanhã.
Sem valores falta-nos a capacidade de acreditar nos outros. Se vale tudo, então não podemos esperar mais do que nada.
Sem Partidos vocacionados para pensar no País e nas pessoas, com a capacidade de projetar o futuro, resta-nos uma mole de oportunistas que se acomodam nos lugares, os usam em proveito próprio e garantem que os poucos que pensam na comunidade e no futuro de todos são afastados para não atrapalharem o ato de usurpação.
Vivemos isto em Cascais, com exemplos bem definidos no PSD local, mas não será muito difícil estender o raciocínio aos restantes Partidos e no âmbito nacional.
Em Cascais, o PSD foi tomado por dentro, estripado de militantes com capacidade de pensar com a própria cabeça que foram substituídos por yes man, a maioria deles dependentes de empregos ou favores do poder autárquico.
Receita infalível para perpetuar o poder até ao infinito.
Mas o PSD a nível nacional, e os outros Partidos, são réplicas muito semelhantes do que foi desenvolvido, reconheça-se com mestria, por Carlos Carreiras em Cascais.
Não foi por acaso que Relvas tentou empurrar Pinto Luz para uma corrida à presidência do PSD nem que todo aparelho partidário social democrata se uniu em torno de Pedro Santana Lopes.
O aparelho, para continuar a ditar as regras e a receber as mordomias precisa de ter livre acesso à direção partidária.
E aqui, embora arredado das dores social democratas de que me afastei ´há quase cinco anos, confesso a minha surpresa em ver arrecadar uma vitória por parte de Rui Rio.
Rio, o último exorcista de esquemas no PSD nos tempos idos da Presidência do PSD de Marcelo Rebelo de Sousa ganhou de forma inequívoca as eleições no PSD contra o aparelho instalado.
Pode ser uma boa notícia, mas aconselha a prudência que não se embandeire em arco antes de tempo…
Rui Rio, enquanto Secretário Geral do PSD fez uma limpeza a fundo dos cadernos de militantes mas, como é fácil adivinhar, neste momento estão provavelmente piores do que no tempo em que produziu a limpeza.
Por isso há que esperar. Que Rio se consiga reunir de gente capaz com princípios e com ética para refundar um Partido que já foi o mais português e hoje será talvez o mais oportunista.
A reforma dos Partidos, e consequentemente da política, tem que começar nas pessoas dos Partidos. Será o PSD a dar o primeiro passo?
Não aposto dinheiro nenhum nisso.
O que conheço do PSD e das pessoas que por lá pululam, rapidamente se adaptam no novo discurso para logo a seguir voltarem às velhas práticas.
Mas se conseguir, ficará provavelmente na história ao lado dos grandes marcos da democracia saída do 25 de Abril.
Gostava sinceramente que isso acontecesse. Que o PSD recentrado na defesa dos valores de uma sociedade solidária, livre e empreendedora voltasse a fazer acreditar na política e nos políticos e por contágio estendesse essa influência aos restantes Partidos.

Vamos aguardar os sinais. Com esperança mas sem uma overdose de expetativa…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AFINAL PARA QUE SERVE UMA JUNTA DE FREGUESIA?

A VERDADE, AS MENTIRAS E AS INSINUAÇÕES

Para mim… já CHEGA!